Legenda: Presidente da IBRAM, Raul Jungmann, Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, juntamente a com o CEO da Petrobahia, Thiago Andrade, o Superintendente de Inteligência e Mercado, Marcio Sales, e o Supervisor Comercial, Diego Nonato.
O setor mineral estima um total de investimentos de US$ 50 bilhões, em cinco anos (2023-2027), em vários estados. A maioria está projetada para os estados do Pará, Minas Gerais e Bahia (somados, totalizam 82%). Só o estado paraense receberá US$ 13,9 bilhões, 32,1% do valor total. As informações são do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que realiza de 28 a 31/08, em Belém/PA, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração EXPOSIBRAM, uma feira internacional que é a maior vitrine para geração de negócios da cadeia da mineração brasileira e cumpre muito bem os objetivos da instituição em fomentar inovações no setor e a e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado para a atividade e economia mineral brasileira.
Segundo a pesquisa do Instituto, até 2027, os projetos socioambientais deverão receber mais de US$ 6,5 bilhões; os de logística outros US$ 4,5 bilhões; em relação à produção mineral, três substâncias minerais concentrarão a maior parte dos investimentos: US$ 26,4 bilhões (minério de ferro, bauxita e cobre). Também há investimentos anunciados para outros minerais, considerados críticos para a transição energética: lítio (em MG), níquel (em GO, BA, PA, PI), titânio (BA, RS), vanádio (BA) e terras raras (GO).
“A EXPOSIBRAM 2023 irá proporcionar oportunidades às empresas e aos profissionais que integram o universo da mineração para mostrarem seus projetos, o trabalho que desenvolvem e as perspectivas de bons negócios. O evento não se restringirá à mineração na região norte. Irá propagar novidades e investimentos para a mineração em todo o Brasil”, explica Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM – Mineração do Brasil, que reunirá os principais players da mineração no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia para debater sobre as perspectivas de negócios para a indústria mineral global e promover negócios, aproximando a indústria mineral da sociedade.
Considerando a EXPOSIBRAM o maior evento de mineração do Brasil e um dos mais relevantes da América Latina, a Petrobahia também resolveu participar desta edição para estreitar ainda mais os laços com a região, onde já atua no fornecimento de combustíveis e na gestão de serviços customizados para mineradoras como cases de sucesso. Além disso, estado do Pará representa quase a metade da produção mineral brasileira e com significativo crescimento e investimentos em pesquisa mineral.
“Vamos encontrar grandes clientes no evento que a gente já opera de forma spot trading, mas também pretendemos expandir nosso networking junto às empresas do segmento mineração. Hoje, nosso volume de distribuição de combustíveis para o setor é de 3 milhões de litros e queremos chegar a 10 milhões, em 2024. Atualmente, atendemos os estados da Bahia, Belém, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Tocantins, nas principais regiões do País, podendo atender outras localidades, sempre com a metas de oferecer soluções de atendimento para mineração com sua customização, engenharia e garantia de entrega e logística de qualidade”, esclarece o superintendente de Inteligência de Mercado da Petrobahia, Márcio Sales.
Portfólio de produtos e serviços customizados
A Petrobahia é especializada no atendimento e operação customizadas para a indústria da mineração, com expertise além do fornecimento de produtos e em diversas regiões do País. Segundo Márcio Sales, a Companhia chega a ter contratos com mineradoras em que instala e faz a manutenção de postos de abastecimento dentro da operação do cliente e ainda faz o transporte do produto, controle e a gestão do estoque, além de prestar consultoria sobre o controle de qualidade do produto.
“Somos especialistas no setor de mineração, onde atendemos as principais mineradoras do Brasil no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. A Petrobahia atua voltada para a gestão de todo o portfólio do cliente, com fornecimento e qualidade do produto, garantia de suprimento e tecnologia própria de medição de necessidade de ressuprimento. O nosso foco de produto neste mercado de minério é o diesel, combustível que impulsiona esta importante atividade para a economia brasileira e segmento onde nos destacamos com o diferencial exclusivo do nosso Diesel Clean Bac, aditivado, além do Diesel SD, Diesel S500 e Diesel Marítimo. Produtos que possuem estrutura e qualidade para proporcionar o melhor desempenho das máquinas de grande porte do setor da mineração, que têm necessidade de um alto desempenho e total eficiência na automação”, explica o superintendente.
Na Exposibram, a expectativa da Companhia é apresentar e divulgar todo o seu portfólio de produtos e serviços para este mercado de mineração na região. O Pará ainda é um novo mercado e a Petrobahia tem total interesse em explorar e expandir os seus negócios junto às mineradoras, como foco principal, mas, também, para as transportadoras TRRs – Transportador Revendedor Retalhista.
“Oferecemos soluções customizadas com tecnologias que fazem a interface entre o sistema do cliente e o da Petrobahia para automatizarmos e otimizarmos os processos contratados com toda infraestrutura agregada ao fornecimento do produto para olhar, entender e atender as reais necessidades do cliente. Além disso, fazemos o acompanhamento do controle de qualidade dos produtos por meio de um serviço que tem o aval de uma universidade federal, o programa Fiel à Qualidade”, garante Sales. No primeiro dia do evento, o presidente da Petrobahia, Thiago Andrade, recebeu no stand da Companhia as visitas do presidente da IBRAM, Raul Jungmann, e do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, juntamente com sua equipe, o superintendente de Inteligência e Mercado, Marcio Sales, e o supervisor Diego Nonato (foto).