Campanhas de doações às vítimas das enchentes no estado contam com donativos e solidariedade da Petrobahia
As fortes chuvas no sul e extremo sul da Bahia deixaram muitas famílias desabrigadas por conta de um ciclone extratropical que atinge o estado desde a primeira semana de dezembro. Cerca de 70 mil pessoas já tiveram suas vidas afetadas pelo temporal, provocando uma série de desastres em pequenos vilarejos e povoados, que ficaram ilhados por causa dos alagamentos e inundações, sem acesso a socorro por terra. O mau tempo destruiu vidas, ruas, pontes e casas.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, os municípios mais afetados foram Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itanhém, Mucuri, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, além de Jucuruçú, Medeiros Neto, Prado e Itamaraju, as quatro cidades onde se concentram o maior número de desalojados.
Para ajudar essas pessoas, e suas respectivas comunidades, estão sendo realizadas muitas campanhas de arrecadação de donativos para os 25 municípios baianos que decretaram situação de emergência. São bem-vindos produtos de higiene pessoal, roupas, cobertores, colchões, alimentos não perecíveis e outros mantimentos.
A distribuidora de combustíveis Petrobahia, que possui um DNA nordestino e atua há 25 anos, sempre comprometida com o bem-estar social e o desenvolvimento econômico dessa importante região, também está envolvida com as doações, solidária com as vítimas da enchente neste momento tão difícil.
“Como milhares de pessoas perderam suas casas e ficaram sem acesso à água potável, estamos doando 500 cestas básicas e 500 unidades de garrafões de 5 litros de água mineral para contribuir com as arrecadações das campanhas e tentar minimizar um pouco as dores de tantas pessoas e municípios baianos em situação de calamidade”, comenta o presidente da Companhia, Thiago Andrade, em solidariedade às vítimas, que receberão a ajuda da Petrobahia no posto de arrecadação de Itamarajú.
A previsão do tempo é de que as tempestades continuem no final de semana, por isso as iniciativas privadas são fundamentais para ajudar as ações dos governos estadual e municipais, secretarias de Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e organizações não governamentais.