A primeira reunião de 2023 da diretoria da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo contou com a participação do presidente da Petrobahia, Thiago Andrade, que integra o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG), um dos órgãos técnicos mais ativos e estratégicos da entidade para debater, realizar estudos e propor atividades e políticas de interação das entidades ligadas ao setor.
“Tratamos de temas-chaves, como desburocratização; novos acordos internacionais e financiamento de exportações; formação de RH em tecnologia; redução de juros; inovação em áreas, como semicondutores; logística, incluindo ferrovias e a integração de modais; além da reforma tributária”, comenta Thiago Andrade, sobre essa importante agenda nacional.
O encontro foi nesta segunda-feira (16), quando o CEO da Distribuidora de Combustíveis esteve junto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, acompanhando a discussão sobre a reindustrialização do país.
Alckmin defendeu a reforma tributária como tema central e prometeu aos representantes da indústria uma desburocratização da economia, maior competitividade e investimento em educação. Ele ainda avaliou como positivo o cenário internacional nas últimas semanas, com a covid-19 retrocedendo na China e uma inflação mais moderada nos Estados Unidos, e citou que o governo conseguiu manter a redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), uma demanda do setor, que poderia ser revogada.