O abastecimento de GNL está bem perto de se tornar realidade no município de Lagarto/SE, onde a Petrobahia e a New Fortress Energy (NFE) investiram no primeiro posto da região com a distribuição do Gás Natural Veicular. Uma matriz energética mais econômica e ecologicamente correta, com menores emissões de partículas de carbono (CO²) para a atmosfera. O combustível será regaseificado no local, no posto J. Macário III, localizado na saída da cidade, uma novidade que vai beneficiar outros estados do Nordeste, inclusive motoristas de vans, táxis e veículos que fazem transporte intermunicipal.
A expetativa é que esta nova rota do mercado do gás natural ajude a criar outras oportunidades de negócios, como a instalação de uma unidade de Gás Natural Liquefeito (GNL). Segundo o gerente comercial da Petrobahia, Clécio Santana, a qualidade do produto é uma das grandes vantagens do projeto. “O gás oriundo do GNL contém um teor de pureza maior do que o gás normalmente comercializado pelo gasoduto. É um produto mais puro e tem uma queima melhor tanto para o segmento veicular quanto para o o industrial”, destaca.
A parceria entre a Petrobahia, a New Fortress Energy e a J. Macário III viabilizou a criação e execução de todos os projetos arquitetônicos para a implantação da estrutura de regaseificação dentro do posto. “O empreendimento está todo terraplanado, a ampliação da rede de energia já foi contratada e instalada, a estrutura de cobertura e ilhas de bomba estão praticamente prontas, faltando apenas a parte civil da estrutura. A operação deve começar até o final do ano”, sinaliza Clécio Santana.
Com essa experiência pioneira em Sergipe, a Petrobahia espera oferecer o GNV em outros postos a partir da regaseificação do GNL em Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Umbaúba. “A instalação da unidade de GNL no município abre a perspectiva de implantação de redes de distribuição da SERGAS, a partir dessa fonte de suprimento, para atender outros consumidores nas regiões próximas”, completa o superintendente executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Sergipe, Marcelo Menezes.
Fonte: Governo de Sergipe