A apuração da perda líquida para a Gasolina C e Diesel B S10 e S-500 começa com a análise da densidade do produto por Kg/m³ na temperatura ambiente. A amostra é retirada do compartimento do caminhão tanque, que tem sua temperatura medida por uma pessoa capacitada na chegada para a descarga.
A densidade analisada é convertida para 20°C e, em seguida, é medida a temperatura do carregamento informada pelo operador da unidade da Petrobahia para definir o fator de correção (FCV) aplicável através de tabela de conversão.
Por fim, é subtraído o volume a 20°C pelo volume em litros da Nota Fiscal (DANFE) para encontrar perdas e sobras. Sendo o resultado negativo, esta é a perda em litros constatada.
Para o Etanol Hidratado também é calculado o INPM para verificar o teor alcoólico contido em cada litro e em qual percentual ele foi diluído.
Confira a tabela e entenda como o cálculo é feito na prática.
A Petrobahia não oferece essa informação de maneira sistematizada, mas caso haja dúvida nesse processo pode ser apurada de maneira pontual.