Neste último fim de semana (16 e 17), 500 atletas disputaram dois dias de provas de natação em mar aberto, a novidade desta Edição da Travessia Petrobahia Itaparica-Salvador, a mais importante prova de águas abertas do país, com concentração na praia do Porto da Barra, na capital baiana.
Muita gente foi conferir de perto, pra torcer pelos competidores de todas as idades, em diferentes categorias. Mirim e Petiz, de 250 metros e 500 m, para crianças de 7 a 12 anos; e Sprint, de 1,5 km, saindo do Yacht Clube da Bahia em direção ao Porto da Barra, para todas as faixas etárias.
A Meia TIS, de 6 km, teve estreia no sábado, próxima ao Porto de Salvador, com largada de dentro do mar, e chegada no Porto da Barra. Já no domingo, 180 atletas classificados disputaram a famosa travessia, cruzando a Baía de Todos-os-Santos, da Gameleira até a Porto da Barra.
O evento reuniu atletas de elite, amadores, pessoas com deficiência, crianças e idosos, que disputaram com muita garra e emoção. A edição 2023 da TIS contou com a participação de competidores de outros estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais.
Ronaldo Zambrano Sánchez, no masculino, e Lizian Sobral, no feminino, venceram está 69ª edição da Travessia Itaparica-Salvador, que teve pela primeira vez o patrocínio Master da Petrobahia, com realização da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Yacht Clube da Bahia (YCB), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Prefeituras Municipais de Salvador e Vera Cruz, e outras empresas apoiadoras do esporte.
Essa paixão pelo movimento continua em 2024, para mais uma jornada emocionante!